Ahhh os anos 90! Que saudade de ligar o rádio na Jovem Pam e ouvir Nirvana! Ligar a MTV e assistir Silverchair seguido de Pearl Jam e tantas outras bandas que marcaram a infância de muitos nerds around the world...
Apesar de toda aquela alegria dos Hansons (Hmm bop!) e das Spice Girls, os 90's foram uma das décadas em que mais se produziu baladas depressivas e marcantes, músicas estas que representaram um divisor de águas no conceito de música até então conhecido e representam uma geração rebelde e confusa.
É difícil escolher as 10 melhores ou as 10 mais tristes, até porque gosto e tristeza é bem relativo, então os critérios principais serão: letra, popularidade e melodia. Aí vocês vão ler tudo e perguntar, como assim não tem Smashing Pumpkins? (ou qualquer outra música que vocês acharem que está faltando), e eu vou dizer que ou não é triste o bastante para estar aqui, ou não coube. Popularidade é importante para abranger o máximo de nerds possíveis.
10 - Alanis Morissette - King of Pain (The Police cover) - [1999]
Imagina só uma música que consegue encontrar um ponto preto no sol, que encontra sua alma em tudo que dá errado, que diz que todos os dias são iguais e que por mais que queira se livrar de todos esse sofrimento, está destinada a ser rei (ou rainha) da dor eterna. Depressivo? Magiiina! Confira o video:
9 - Eminem feat. Dido - Stan - [1999]
Um fã raivoso e obcecado por Eminem escreve diversas cartas para o cantor, alegando que eles têm muito mais em comum do que o normal. Só podia dar em merda né? Eminem não responde a tempo, o cara bate na namorada grávida, tranca ela no porta malas do carro e diz que vai jogar o carro no rio para que o cantor sinta remorso para o resto de sua vida. Uma poesia doentia que te faz refletir os motivos pelos quais continuamos vivendo e levantando da cama todos os dias. E é bom que esses motivos sejam muito bons para que você não acabe como o Stan.
8 - Metallica - The Unforgiven - [1991]
Nasceu? Ferrou! Segundo o Metallica, é desde criança que já começa todo sofrimento. Você é julgado, enganado, maltratado, privado de pensar em outras alternativas para sua vida e acaba se tornando amargo e cheio de arrependimentos, pois tentou por toda sua existência agradar a quem nunca agradaria. Na música, a humanidade sempre será Imperdoável. E nós, perdoaremos o Metallica por ter feito The Unforgiven? Claro, só não vale cortar os pulsos ;D
7 - Radiohead - Creep - [1992]
A música fala sobre o abismo existente entre o eu-lírico e a pessoa amada. (Quase uma cantiga de amor moderna). Ela é um anjo perfeito, ele, um verme que não a merece e que não consegue achar seu lugar perto dela. Enquanto ele procura ser especial para ela, ela corre para longe dele. Que falta de auto-estima Thom Yorke, sai dessa bad!
6 - Silverchair - Ana's Song (Open Fire) - [1999]
Tínhamos (eu e o Saito) uma interpretação super bem elaborada para essa música, cheia de metáforas e tals, mas não era nada daquilo que estávamos pensando. A nossa versão era bem mas legal, mas na verdade a música fala sobre anorexia, por isso, Ana - apelido "carinhoso" da doença. Na época em que a música foi escrita, o vocalista, Daniel Johns, lutava contra esse distúrbio e descontou suas frustrações pessoais na canção em tom de súplica e agonia. "Please, Die Ana"...Tenso!
5 - No Doubt - Don't Speak - [1997]
Quem nunca teve um relacionamento "bom" que terminou? Por mais que você saiba os motivos do término, tem horas que você simplesmente não quer ouvir a verdade, porque ela dói. Don't Speak é o hino de lamentação dos rejeitados e desesperados. Pode chorar vai...
4 - Eric Clapton - Tears in Heaven - [1992]
"Would you know my name If I saw you in Heaven?" Músicas sobre morte são e sempre serão depressivas, ainda mais se forem embaladas pelo tom melódico que tem Tears in Heaven. A música é dedicada ao filho de Clapton que morreu com 4 anos de idade. Só quem perdeu algém querido sabe como é. Precisa falar mais?
3 - The Cranberries - Linger - [1993]
Aposto que você chorou quando ouviu essa música no filme Click, não é? Para quem não teve essa experiência, a música ainda assim não perde toda melancolia de alguém que foi deixada para trás por alguém que amava muito. A vocalista diz que a música é sobre seu primeiro beijo, mas na verdade é muito mais do isso. Imaginem vocês como deve ser doloroso continuar amando após uma traição ou algo assim. Ou até mesmo após ter feito de tudo para que o relacionamento desse certo, em vão. É, se não está fácil na Irlanda, imagine aqui...
2 - Goo Goo Dolls - Iris - [1998]
Ahh o amor... Faz você pensar em se cortar só para ter certeza que está vivo, faz você não deixar a pessoa ir embora, faz você chorar igual uma menininha, faz você lamentar o mundo em que vive, faz você achar que é incompreendido e implorar pelo reconhecimento de quem se ama. Faz isso e muito mais na visão do Goo Goo Dolls, em Iris, uma das músicas mais pedidas em casamentos e saideiras de pub.
1 - Pearl Jam - Black - [1991]
E fechamos o Top 10 com o amor novamente destruindo corações e levando tudo que vem pela frente à destruição total e completa! Exagero? Será mesmo?Vamos ver: "Eu ando por aí, as ruas são vazias, as crianças riem e brincam mas eu não me animo, eu ensinei tudo para ela e ela deu seu tudo a mim, mas tudo foi pintado de preto, tatuando tudo que eu vejo, tudo que eu sou, tudo que eu fui, e tudo que eu sempre serei! Um dia você vai ser muito feliz, vai ser uma estrela no céu de alguém, mas por que não pode ser no meu, por quê? Por quê? POR QUÊ????!!!"
Sem mais meritíssimo!