Olá a todos!
Muitos de vocês leitores aqui do blog já chegaram a jogar algum tipo de card game nas suas vidas, sejam eles; Pokemon, Yugioh!, ou até Munchkin que agora está chegando com mais força para o Brasil. Mas hoje vamos falar do card game "mãe" de todos os anteriores! Magic: The Gathering.
Magic: The Gathering é um jogo de cartas colecionáveis que foi criado pelo matemático Richard Garfield em 1993 e lançado pela editora de livros de RPG Wizard of the Coast, cujo objetivo é derrotar o seu oponente através de muita estratégia de acordo com o seu "baralho", o chamado grimório.
Como derrotar meu oponente?
Antes de chegar nas batalhas vamos conhecer o básico sobre Magic...
- Grimório ou deck: onde ficam as suas cartas para compra.
- Campo: onde as cartas jogadas ficam.
- Mão: Onde cartas que você comprou e ainda não jogou estão.
- Cemitério: Cartas derrotadas vão para lá.
O jogador faz o papel de um planinauta: um grande e poderoso mago que quer derrotar outros planinautas através do uso de mágicas, feitiços e criaturas para ser o mais forte entre todos e é ai que entram as cartas.
Mas para poder invocar esse seu arsenal, o planinauta precisa de mais poder que é tirado da natureza através das manas (terrenos) que são divididos em 5 grupos:
- Planície (Branca) representa a moralidade e a ordem
- Ilha (Azul) representa a lógica e a tecnologia.
- Pântano (Preto) representa o parasitismo e a imoralidade
- Montanha (Vermelho) representa a impulsividade a o caos.
- Floresta (Verde) representa o instinto e a interdependência.
Você pode escolher a combinação de manas e a estratégia que mais lhe agradar de acordo com as características de cada cor: cartas brancas normalmente protegem e curam, cartas azuis tem a capacidade de permitir ou anular as jogadas do oponente, cartas pretas são usadas para causar descartes e trazer criaturas de volta do cemitério, cartas vermelhas usam dano direto e destruição e as cartas verdes usam aceleradores de mana, para ajudar o jogador a descer as cartas mais fortes mais rápido.
Cada carta tem um custo para ser descida da mão para o campo que é pago através das manas.
Você perde quando:
- Os seus 20 pontos de vida iniciais chegam a 0
- Quando não há possibilidade de comprar mais cartas no grimório, pois o mesmo está vazio.
- A habilidade de uma carta é cumprida. Exemplo "se você tiver 100 pontos de vida, você ganha o jogo"
São mais de 10.000 cartas diferentes desde a sua criação até as coleções mais recentes, as possibilidades de construção de decks são inúmeras, que podem varias desde combos de cores, decks monocolores e até tipos específicos de criaturas juntas, agradando a qualquer estilo de jogador.
Então vá já atrás de seu deck ou pesquise sobre cartas na internet e monte um deck poderoso para duelarmos!
Comentários sobre como o seu deck foi vencedor, ou derrotado, fiquem a vontade para compartilhar.
Abraços do Saito!