4 de agosto de 2012

Games: Final Fantasy Tactics - Um novo conceito de jogabilidade, para fãs de FF ou não!




Olá a todos! Hoje vamos conhecer um pouco mais de um ótimo jogo produzido pela Square (quando ela era ainda SquareSoft):  Final Fantasy Tactics.

Sendo um pouco diferente dos outros em vários aspectos, Final Fantasy Tactics é um prato cheio para você que gosta de jogar um RPG envolvente em relação a jogabilidade e enredo. Quem ainda tem seu PS1 ou um emulador do mesmo no PC consegue jogá-lo sem problemas.

Desenvolvedora: Square Enix 
PublicadoraSquare Co.
PlataformaPlayStation e PSP
Ano: 1997-1998
Gênero: EstratégiaRPGA abertura é muito bem feita e facilmente achada no Youtube para curiosos.
A história começa com um homem contando um pouquinho do que acontece em Ivalice, o nome do “mundo” de Tactics, depois você escolhe o nome do personagem principal e lá começa o jogo.

 
Ele é dividido em  4 Chapters, sendo o primeiro um flashback do personagem principal para entender porque raios aconteceu a primeira batalha do jogo.
Não entrarei em detalhes sobre os Chapters por conta de risco de spoiler sobre a história pois quero manter as surpresas para quem não conhece.

 

O jogo dá bastante liberdade com os personagens, pois todos começam com uma classe basica: Squire (o guerreiro) ou Chemist (o curandeiro), você evoluindo essas classes, ganha acesso a outras como Knight, Archer, Wizard, entre várias outras, cada uma com habilidades únicas e grande variedade de armas e equipamentos, deixando o jogador com possibilidades enormes de grupos e estratégias. 






O cenário interfere diretamente na estratégia do jogador,  pois diferente do RPG de turno comum, FF Tactics usa de um cenário estilo “tabuleiro”, cada personagem tem dois “status” : Move e Jump, eles determinam o quão longe e quão alto você consegue se mexer no cenário. São também bastante variados, alguns com rios profundos, que gastam um turno do personagem que parar lá, pântanos que envenam e montanhas.

Quem tiver um Jump alto, consegue surpreender seus inimigos.

 
Para quem gostaria que isso estivesse em um console portátil não ficará chupando o dedo de vontade, pois foi feita uma versão de FF Tactics para PSP, bem fiel ao original e ainda por cima com cutscenes em CG muito bem feitas, o que dão um charme a mais a versão do portátil.

 
Espero que tenham gostado e se interessado pelo jogo.
Sugestões de outros jogos e comentários são sempre bem vindos!
Abraços do Saito!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário