4 de setembro de 2012

Card Games: Magic - The Gathering - A mãe dos card games


Olá a todos!
Muitos de vocês leitores aqui do blog já chegaram a jogar algum tipo de card game nas suas vidas, sejam eles; Pokemon, Yugioh!, ou até Munchkin que agora está chegando com mais força para o Brasil. Mas hoje vamos falar do card game "mãe" de todos os anteriores! Magic: The Gathering.

Magic: The Gathering é um jogo de cartas colecionáveis que foi criado pelo matemático Richard Garfield em 1993 e lançado pela editora de livros de RPG Wizard of the Coast, cujo objetivo é derrotar o seu oponente através de muita estratégia de acordo com o seu "baralho", o chamado grimório.

Como derrotar meu oponente?

Antes de chegar nas batalhas vamos conhecer o básico sobre Magic...
  • Grimório ou deck: onde ficam as suas cartas para compra.
  • Campo: onde as cartas jogadas ficam.
  • Mão: Onde cartas que você comprou e ainda não jogou estão.
  • Cemitério: Cartas derrotadas vão para lá.

O jogador faz o papel de um planinauta: um grande e poderoso mago que quer derrotar outros planinautas através do uso de mágicas, feitiços e criaturas para ser o mais forte entre todos e é ai que entram as cartas.

Mas para poder invocar esse seu arsenal, o planinauta precisa de mais poder que é tirado da natureza através das manas (terrenos) que são divididos em 5 grupos:
  1. Planície (Branca) representa a moralidade e a ordem
  2. Ilha (Azul) representa a lógica e a tecnologia.
  3. Pântano (Preto) representa o parasitismo e a imoralidade
  4. Montanha (Vermelho) representa a impulsividade a o caos.
  5. Floresta (Verde) representa o instinto e a interdependência.

Você pode escolher a combinação de manas e  a estratégia que mais lhe agradar de acordo com as características de cada cor: cartas brancas normalmente protegem e curam, cartas azuis tem a capacidade de permitir ou anular as jogadas do oponente, cartas pretas são usadas para causar descartes e trazer criaturas de volta do cemitério, cartas vermelhas usam dano direto e destruição e as cartas verdes usam aceleradores de mana, para ajudar o jogador a descer as cartas mais fortes mais rápido.

Cada carta tem um custo para ser descida da mão para o campo que é pago através das manas.
Você perde quando:
  • Os seus 20 pontos de vida iniciais chegam a 0
  • Quando não há possibilidade de comprar mais cartas no grimório, pois o mesmo está vazio.
  • A habilidade de uma carta é cumprida. Exemplo "se você tiver 100 pontos de vida, você ganha o jogo"

São mais de 10.000 cartas diferentes desde a sua criação até as coleções mais recentes, as possibilidades de construção de decks são inúmeras, que podem varias desde combos de cores, decks monocolores e até tipos específicos de criaturas juntas, agradando a qualquer estilo de jogador.

Então vá já atrás de seu deck ou pesquise sobre cartas na internet e monte um deck poderoso para duelarmos!
Comentários sobre como o seu deck foi vencedor, ou derrotado, fiquem a vontade para compartilhar.
Abraços do Saito!

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