14 de novembro de 2012

Comportamento: Top 10 - Brincadeiras de rua dos anos 90


Quem nunca brincou na rua que atire a primeira pedra na janela do vizinho! É isso mesmo, Top 10 nostálgico de novo, mas dessa vez vamos relembrar um pouco as brincadeiras idiotas divertidas que as crianças de hoje provavelmente nem sabe que existiram.

10° Lugar - Mãe da Rua



Tinha que ser esperto para ficar no meio hein? Tínhamos que passar para o outro lado sem sermos pegos pelo "mãe da rua" e era uma adrenalina só. Uma brincadeira derivada dessa que eu acho bem mais legal é a "Mãe CD". Funcionava assim, a criança do meio falava uma banda ou cantor(a) e as crianças só podiam passar para o outro lado se pasassem cantando uma música do autor(a) e não podia repetir a música. Se não soubesse, tinha que correr! Se fosse pego, ficava no meio.

9° Lugar - Polícia e Ladrão

 


Alternativa para quem não tinha CS, Polícia e Ladrão é bem parecido mesmo com Counter Strike. As crianças se dividem em dois grupos CT e Terror e os ladrões devem se esconder dos homi e "matar" o máximo de CTs possível e os CTs tem que capturar os bandidos, ganha quem tiver mais capturados ou mortos.

8° Lugar - Cobra-Cega / Cabra-Cega

 


Essa tem que ser jogada com bastante gente para ficar mais legal porque a criança que está vendada vai ter que tentar pegar alguém e mais do que isso tentar advinhar o nome da pessoa que pegou. Uma derivada dessa brincadeira é a "Gato Mia" que deve ser jogada no escurinho não sei porque. A diferença é que quando a criança vendada encosta em alguém, ela deve falar: "gato mia?" e daí a pessoa responde "miauuuuu!" de uma forma bem gay para que ela não advinhe de quem é esse "miau", se advinhar, aí a criança que não soube fazer voz de gatinho é vendada.

7° Lugar - Bolinha de Gude

 

 

Essa eu adorava! Eu tinha uma coleção de bolinhas de gude invejável! Tinham vários jeitos de se jogar bolinha de gude, mas a maioria deles consistia em acertar a sua bolinha na bolinha do adversário e fazer ela cair em um buraco ou não sair de um espaço desenhado no chão (geralmente um triângulo ou um quadrado com buracos nas estremidades). Se você conseguisse os dois, ganhava PARA SEMPRE a bolinha de gude conquistada (pelo menos era assim que eu jogava), se não, perdia a vez.

6° Lugar - Pular Corda

 


SALADA SALADINHA BEM TEMPERADINHA COM SAL PIMENTA FOGO FOGUINHOOO!!! O mais legal de Pular corda eram as músicas, até porque eu não conseguia pular corda (até hoje não consigo... T_T ) Eu ficava só girando a corda...Deprimente. Mas o mais legal mesmo era ver quando iam uns 10 nego pular tudo de uma vez. Daí errava um erravam todos e começava tuuudo de novo... SENHORAS E SENHORES PÕE A MÃO NO CHÃO! ...

5° Lugar - Pique Bandeira

 

  
Pique Bandeira deveria ser chamado de Pique Qualquer Coisa Que Você Ver Pela Frente porque eu não conheço um ser vivo que já jogou Pique Bandeira com bandeira de fato, até porque a gente não ficava andando com uma bandeira no caso de surgir a oportunidade.
A única coisa que dificulta um pouco a jogabilidade do Pique "INSIRA AQUI SEU OBJETO" é que você precisa estar em uma quadra com as marcações ou um giz para vandalizar riscar o chão da rua. Se não fosse por isso eu jogaria todo dia... *Ah tá! Piada né?*

4° Lugar - Taco



Você diz Taco e eu escuto "Jogo de Menino", mas é quase um Baseball de pobre.
Não jogava porque na minha rua isso era quase que um rito de passagem de menino a "homem". Tinha que ser bruto e forte e ai se uma menina inventasse de jogar e não tivesse vocação para Trucker inata nas veias... Era linchada na hora! Mas o motivo dessa brincadeira estar na 4ª posição é que o taco era incrivelmente popular, e apesar do machismo, muitas garotas jogavam (acho) por aí...

3° Lugar - Queimada

 


Mais brutal que Taco, mais emocionante que Pega Pega, Queimada é o nome mais justo para essa brincadeira mesmo. Para alguns, não importa até mesmo de que time você é. Apareceu na frente? Fuja ou será "fuzilado" nas costas, rosto, perna ou qualquer lugar que doa muito. Pode produção? Foi por isso que inventaram a Queimada Maluca, variação da brincadeira, só que sem regras, só pancadaria.

2° Lugar - Esconde-Enconde



Ahh, essa é clássica. Uma das minhas preferidas, se me perguntar. Você pode até não achar ninguém, ou não conseguir se salvar a tempo, mas com certeza se diverte jogando! Vou contar a minha estratégia milenar para nunca perder no Esconde-Esconde: Eu sempre escolhia os melhores esconderijos EVER que ninguém nunca ia me achar, aqueles bem difíceis mesmo. Daí eu era a última a aparecer, ninguém me achava, cansavam de esperar ou de procurar e quando eu via que o povo já tinha até desistido de jogar eu ia lá no "pique" e me salvava. É claro que todo mundo ficava FULO comigo, me ignoravam, cortavam laços, e queriam me matar e tals, mas pelo menos eu nunca perdi! ;D

1° Lugar - Pega-Pega

 


Essa é a queridinha de todo intervalo escolar por séculos e por isso ocupa nosso 1º lugar sendo a mais popular e a mais pedida entre as pulguinhas saltitantes crianças! Mas é inimiga número 1 dos gordinhos e sedentários. Eu por exemplo, sempre odiei porque tenho "ossos largos" sabe? rs

Esperam que tenham curtido o Top 10 e não esqueçam de comentar sobre suas brincadeiras preferidas e onde vocês mais brincavam e até mais!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário