2 de março de 2013

Card Games: Munchkin - O jogo que testa a amizade!


Olá a todos! Sei que sumi, muitas coisas aconteceram, mas cá estou de volta para mostrar a vocês o card game que chegou a pouco tempo no Brasil com sua versão traduzida: Munchkin!
Você acha que será capaz de enfrentar monstros de calabouços, cheios de referências nerds, maldições que te surpreenderão, equipar-se com todo item que conseguir achar e ainda ter a chance de trollar seu amigo enquanto evolui para chegar ao topo? Então Munchkin é para você!

Munchkin é um RPG de cartas, lançado pela Steve Jackson Games em 2001, pensando naqueles jogadores que não tem paciência para prestar atenção na história dos personagens e interpretações, querem logo sair derrubando portas, matando monstros e ganhando tesouros.

No começo, parece complicado de entender esse card game, mas vou explica-lo em tópicos para facilitar e logo já terá vontade de se aventurar nessa dungeon:
  • Todos os jogadores começam no nível 1, seu objetivo é chegar ao nível 10.

  • O jogo possui duas pilhas de cartas; uma de masmorra e uma de tesouros, e os turnos funcionam assim: Todos compram 8 cartas, 4 de cada monte, verificam se há algum equipamento em sua mão (cartas que vem com modificadores : +1, +2 escrito nelas que irão te fortalecer) ou alguma raça ou classe, já que todos começam como humanos simples, mas podem no decorrer do jogo virarem elfos, anões, ladrões, magos, guerreiros se sacarem essas cartas.

  • Antes de comprar sua primeira carta na masmorra, você deve ter 5 cartas na mão. Então, para se "livrar" dessas 3 você pode se equipar com elas ou vendê-las (pois se as cartas chegarem ao valor de 1000 peças de ouro em uma venda, você evolui de nível).

  • Com 5 cartas na mão, você pode abrir a porta da masmorra, comprando uma carta desse monte. Você deve revelá-la para o grupo. Daí, 3 coisas podem acontecer:
1- Aparecer um monstro: Você obrigatoriamente o enfrenta, a força dele está escrito na carta e a sua força é seu nível somado aos modificadores dos seus equipamentos. Você o derrota se sua força for maior que a dele, e evolui um nível (ou mais, dependendo da carta) e pega uma carta (ou mais) de tesouro, no monte.
Se sua força não for grande o suficiente para derrotá-lo, use o dado para fugir. Tirando 5 ou 6 você, se não, você terá que seguir o que está escrito na carta como consequência de uma tentativa de fuga que deu errado, a "Coisa Ruin".
2- Aparecer uma maldição: Ela se aplica diretamente a você na hora em que compra a carta, a não ser que tenha alguma coisa na mão para anulá-la. Após sua ação, compre uma carta de tesouro.

3- Aparecer uma carta de classe, raça ou outras: Você fica com ela e compra uma carta de tesouro.

Se você não sacar um monstro como nas situações 2 e 3, ainda pode Arranjar Encrenca, descantando uma carta de monstro da sua mão e enfrentando-a para subir de nível, pegando o tesouro correspondente dele.

Assim o jogo segue para o próximo jogador, nessa mesma ordem, até alguém chegar ao nível 10.
As cartas de maldição ou de modificadores de monstros que estiverem na sua mão, podem ser usadas para ajudar ou atrapalhar alguém na rodada deles! (SIM você pode deixar os monstros mais fortes!)

Exemplo: Você é nível um e se equipa com a Armadura de Mithril, que te dá +3, e as Botas de Chutar a Bunda, que te dá +2, deixando sua força 6, compra uma carta do monte da masmorra e saca o Cavalo Zumbi, que é nível 4, você consegue derrotá-lo facilmente, mas alguém da mesa usa a carta Inteligente, que dá +5 para o Cavalo! Agora terá que fugir, a não ser que alguém te ajude.

Na versão americana, existem várias expansões do Munchkin, com outros baralhos, mais raças, monstros e itens diferentes, sendo piratas, versão apocalipse, velho oeste e até espaço!                      Com infinitas possibilidades de jogadas e trolladas dos amigos, Munchkin é um jogo muito divertido e com jogadas mais cruéis do que o +4 do Uno!

Compartilhem aqui suas jogadas épicas em que conseguiu  sobreviver ao temido Dragão de Plutônio ou ao Balrog, ou até quando foi massacrado por causa da "ajuda" dos jogadores pelo Vaso de Plantas.
Se ainda estiver muito complicado de entender as regras do jogo clique AQUI e veja esse tutorial de como jogar, ele é longo, mas muito bom!
Um abraço do Saito!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário